45 99190477

NO AR

Rádio Morumbi Foz

www.radiomorumbifoz.com.br

Locais

GOVERNO MUNICIPAL LANÇA PROGRAMA “ADOTE UMA PRAÇA”

Publicada em por Rádio Morumbi Foz - 22 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:


A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou na manhã desta quarta-feira (19) o Programa “Adote Uma Praça” com o objetivo de promover a urbanização, reforma, manutenção e conservação dos espaços públicos. A apresentação do programa aconteceu na sede do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), para representantes do trade turístico. Uma nova apresentação deve acontecer em fevereiro para empresários da cidade. 

Desenvolvido pelas Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, o programa visa estimular empresas, entidades ou associações a adotar uma praça, parque ou canteiro, e manter a manutenção do local, embelezando ainda mais a cidade. 

"O projeto Adote uma Praça será um marco para a melhoria das áreas urbanas de nossa cidade. Precisamos investir em locais que sejam agradáveis para a população e os turistas que circulam por Foz. Acredito que o envolvimento das pessoas fará a diferença”, afirma a secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo Lima. 

De acordo com o Decreto 26.843/2018 que regulamenta o programa, o interessado poderá escolher uma das áreas relacionadas e apresentar a proposta junto a Secretaria de Meio Ambiente. 

Publicidade
Uma vez aprovado o projeto, será firmado um Termo de Parceria com o município, garantindo a manutenção e conservação do espaço durante dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O adotante poderá construir e instalar diversos equipamentos esportivos ou de lazer na área, de acordo com o projeto. Também será permitida a fixação de uma placa publicitária da empresa, mediante a alocação de recursos próprios. 

“Foz do Iguaçu possui uma beleza natural, e com a ajuda dos empresários poderemos ter uma cidade ainda mais bonita para os moradores, e receptiva aos olhos dos visitantes. Pequenas ações como a pintura de bancos, plantio de árvores, mudas de flores e a própria limpeza do espaço já fazem toda a diferença” afirma a secretária de Meio Ambiente Ângela Meira. 

A relação proposta pelo município contem 43 praças e parques, 10 canteiros e a rotatória da Avenida Costa e Silva esquina com a Jules Rimet. 

Parcerias
Para o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos Gilmar Piolla, parcerias entre a iniciativa privada e o poder público são essenciais para o desenvolvimento das cidades.  “Cuidar bem do espaço público, como parques e praças, é um dever que muitos cidadãos vêm assumindo para si em varias cidades do Brasil e do exterior, que são referência urbanística. Por isso, entendo que parcerias com o setor privado, como a que estamos propondo, são uma solução inteligente, para revitalizar espaços públicos, mantendo-os limpos, seguros, equipados, iluminados e bem cuidados. Com essa iniciativa, vamos estimular a cultura de cuidar bem da cidade e dos espaços públicos”, disse. 

A Secretaria de Meio Ambiente ficará responsável por editar normas técnicas aplicáveis à execução dos serviços. Caberá ao adotante à responsabilidade pela execução do projeto, com verba e material próprios, preservação e manutenção da área e contratação de mão de obra e quitação de encargos trabalhistas. 

Revitalização dos canteiros 

A revitalização dos canteiros centrais da Avenida Jorge Schimmelpfeng é exemplo de uma parceria que vem dando certo: entre a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e a Justiça Federal do Paraná. Em setembro desse ano os espaços foram entregues à população, totalmente iluminados, com novas mudas de flores, vegetação e 12 palmeiras, que foram replantadas. Ao todo, 29 canteiros receberam as peças, com desenhos da fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu.  Os mosaicos foram confeccionados por pessoas que prestam serviços comunitários determinados pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu. O convênio com a Justiça federal será mantido para a continuidade do projeto em outras avenidas do corredor turístico. 


AMN




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

45 9 9919-0477

Visitas: 872
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2019 - Rádio Morumbi Foz